Top 6 comidas Chinesas

postado em: China, lugares | 32

Quando vim morar na China a maior preocupação das pessoas era com a comida. O que você vai comer? Mas lá eles comem cachorro, escorpião, barata. Você vai comer isso também ?
Essas foram as perguntas que eu mais ouvi. Pode esquecer as histórias de carne de cachorro e insetos, isso não faz parte da alimentação da maioria das pessoas, não é tão simples de encontrar além de ser caro.
A culinária chinesa é bem ampla e complexa, repleta de sabores, ingredientes e temperos que muitas vezes não conhecemos. Pra você ter uma idéia, cada região da china tem pratos típicos com um sabor característico. No norte o sabor predominante é o salgado, no oeste há maior influência da grande comunidade muçulmana então é mais comum o consumo carne de carneiro e alguns temperos mais típicos, no centro a palavra de ordem é pimenta, já no leste o sabor é suave e doce e ao sul predomina o azedo.Deu pra perceber a complexidade?

20150809_174953

Na hora de escolher o prato o idioma pode ser um problema, mas mesmo pra quem já mora na china e fala mandarim, a imensidão de opções num cardápio chinês pode ser um momento de infinita indecisão. Não se preocupe, vou te dar umas dicas, que vão deixar esse momento mais fácil.

Esse é o meu top de comidas chinesas que você precisa experimentar.

  • Chǎo miàn (macarrão frito) – 炒面

Se você já comeu comida chinesa no Brasil, muito provavelmente já comeu yakisoba, bom o chǎo miàn é um pouco parecido. Se trata de um macarrão frito com alguns vegetais e ovo, essa é a versão mais básica, mas existem diversos ingredientes que você pode adicionar, frango, bacon, pato e por aí vai. Parar na rua e assistir o cozinheiro fazer esse macarrão é um show a parte, uns 3 minutinhos e já está tudo pronto.

  • Custo: 1 à 2 dólares.

 

20160101_214941
Sempre impressionante.

Em segundo lugar vem o jiǎozi(Dumplings) – 饺子.

Uma massa bem fininha, recheada. Pode ser cozida ou frita. São infinitas opções de recheio, mas as mais comuns são de carne de porco, pura ou com algum vegetal, a minha preferida é a de milho. Diz a lenda, que o jiǎozi foi feito como uma espécie de medicamento, deveria ser consumido no inverno e o formato com que a massa é fechada lembra uma orelha, por isso faria bem para problemas auriculares. O jiǎo zi é tão importante na culinária chinesa que é tradição comê-lo em diversos feriados, como no começo do outono, no solstício de inverno e no ano novo chinês. Vale um post só pra falar sobre o jiǎozi e suas tradições.

  • Custo: 2 à 3 Dólares.

20150807_102423
Dia em que levei minha família para experimentar o famoso Jiǎozi.

 

  •  Qiézi (Beringela) -茄子

Eu sei que muita gente acha beringela a coisa mais sem graça do mundo e eu também achava. Até comer alguns pratos com beringela na china. Até hoje eu tento descobrir como eles conseguem fazer uma beringela tão bem, quem sabe, se eu descobrir, conto esse segredo num próximo post.
Mas o fato é que a beringela é sensacional e você precisa experimentar.

  • Custo: 2 à 5 Dólares.

20150805_172625
A beringela e um prato que está vindo aí na lista.
  • Dòufu (Tofu) – 豆腐

Demorei muito tempo pra aceitar que Tofu podia ser gostoso, por isso já te aviso, não cometa o mesmo erro que eu. Tofu tem muita fama de não ter gosto de nada, algumas vezes isso pode ser verdade, o segredo está no preparo, para nossa sorte os chineses sabem preparar o tofu de muitas formas e o sabor é muito bom. Existem diversos pratos com Tofu na china, talvez você não queira experimentar o Tofu fedido, tudo bem. Mas não deixe de experimentar os outros. Esse aí da foto é bem comum nas feirinhas de comida e é muito gostoso.

  • Custo: 0,75 à 1,50 Dólares.

20160103_201115
Esse não é o fedido.=)
  • Xīhóngshì chǎo jīdàn (tomate com ovo) – 西红柿炒鸡蛋

Não consigo pensar em ingredientes mais simples, da mesma forma que não consigo parar de comer esse prato. Não tem nada de complicado, é simplesmente tomate refogado com ovo, mas o sabor é sensacional. Esse prato é bem comum. Pode ser encontrado em qualquer parte da china, dos restaurantes mais baratos aos mais caros. Esses pratos cabem no orçamento de qualquer viajante, em geral a comida na china é bem barata e a maioria das cidades contam com opções de culinárias do mundo inteiro.

  • Custo: 2 à 4 Dólares

20141129_191657
Deu fome só de olhar a foto.
  • Rè gān miàn – 热干面

Esse prato é típico de Wuhan, cidade que fica no centro da china,  onde eu moro. O prato é feito com macarrão e um molho de gergelim que por muito tempo eu podia jurar que era de amendoim. Com cenoura em conserva e uns temperos verdes. Geralmente é consumido no café da manhã.

1_140521082011_1

  • Custo: 1 à 2 Dólares.

Esses foram os pratos que eu mais gostei de comer aqui, não deixe de experimentar coisas que não estão nessa lista. Existem inúmeras opções e talvez a melhor dica seja, siga seu instinto e experimente tudo que tiver vontade. Vale lembrar também que os valores são uma médio e podem variar de acordo com o local.

Já experimentou algum desses pratos ? Imaginava que a comida chinesa era assim?

CompartilheShare on FacebookEmail this to someoneShare on TumblrShare on StumbleUponShare on Google+Digg this
Tweet about this on TwitterPin on Pinterest

Estudante, 21 anos, ama descobrir novas culturas e novos lugares. Viciado em escutar histórias e recentemente se viciou também em compartilhá-las.

32 Respostas

  1. Querido afilhado adorei seu blog. Os pratos são bastante apetitosos, e os preços são melhores ainda. Adorei saber da complexidade dos sabores. Tem pra tudo quanto é gosto. Showwww.

  2. vou até descer aqui e pegar um chao mian hahaha
    Ficou demais o post!! s2

  3. Que fome! =) E esse tomate com ovo aqui no Chile é muuuuito comum (e nada chinês hahaha). Aqui se come como ‘once’, que é o jantar chileno e com pão! Eu sempre faço 🙂

  4. Super novidade para mim, desta culinária e de que você morava na China! 😉
    Com essa lista, não passaria fome mesmo! Tomate, ovo, tofu, beringela… só coisa boa!

  5. Adoreeeei! Deu água na boca, deve ser tudo delicioso!! Beijos

  6. Que legal Matheus. Eu adoro beringela, na China deve ser melhor ainda. Mas confesso que tofu ainda não consegui comer um gostoso não. Bora pra China para experimentar Tofu gostoso hahaha. Abraços.

    • Matheus Crespo da Silva

      Nossa, eu era viciado em comer beringela, era quase todo dia kkkk
      Depois que experimentar me conta se gostou =)

  7. Matheus, adorei as dicas. Eu imaginava que as comidas eram super exóticas e vi que são simples e deliciosa. Só não gostei do ovo com tomate rss. Amo beringela e macarrão frito. Obrigada por esclarecer essas duvidas. bjs

    • Matheus Crespo da Silva

      hehehe a comida é uma delícia mesmo.
      Ah o ovo com tomate era um dos que eu mais gostava hehehe

  8. Adorei as dicas. Fiquei surpresa em saber mais sobre a culinária chinesa! Imagina outras comidas… hahaha

    • Matheus Crespo da Silva

      pois eh Gi, vale mais manter no imaginário das pessoas aquela história de insetos e coisas estranhas do que falar o que os chineses realmente comem

  9. Nossa, todos pratos deliciosos!!! E o preço até que é bem razoável. Com certeza eu provaria todos!

  10. Caraca Matheus, nós quase fomos pra CHina por 2 vezes, mas não rolou! O país está no alto de nossa listinha e quando chegar o dia quero comer tudo isso!!!! haha! Que delicia de post! Adorei!!!

  11. Eita, eu adoro comida chinesa! 😀 A vivi foi para Xiamen e disse ter comido umas coisas gostasas, mas em restaurante. Ela não teve coragem de comer em barraca de rua.

  12. Eu adoro comida chinesa! Ainda não visitei o país, mas com certeza quando eu for um dos principais objetivos será gastronômico.

  13. Eu aprendi a gostar do prato mais apimentado mesmo odiando pimenta por toda a vida. O 麻辣烫 me faz falta!

  14. São comidas de rua? Gostaria de experimentar em novembro qd for. É comum em todas as cidades chinesas?

    • Matheus Crespo da Silva

      Oi Juliana, são bem fáceis de encontrar sim, salvo o ReGanMian que é um prato bem típico da cidade de Wuhan.
      O restante são comidas encontradas na rua e em quase todos os restaurantes chineses.

  15. Olá amigo. Vagando pela internet num sabado tedioso de chuva aqui em Aracaju-SE cheguei a essa sua postagem e achei sensacional, parabens. Me tire uma duvida, qual o nome daqueles bolinhos com focinho de porco que ilustra o inicio da postagem? Li na torcida de tê-los na lista mas não tem. E eu ja os vi em varios filmes (como Lucy) e fiquei com muita vontade de experimentar. vou deixar meu email aqui no campo correspondente e caso você possa, me manda o nome (e até uma receita seria bem vinda) pra mim. Muito obrigado e mais uma vez, parabens.

Deixe uma resposta