Viagem gastronômica no Nepal – 5 pratos para você experimentar

postado em: Espaço 5 coisas, Nepal | 27

Começando a lembrar que Nepal é o país do monte Everest, já imaginamos muitas montanhas e picos nessa região junto com um friozinho amigo. Além disso, ele ainda é Ásia sendo vizinho da Índia e do Tibet, e aí com esses pensamentos começamos  a imaginar uma culinária diferente e deliciosa para equilibrar essa altitude, o frio, e dar muita energia para que o sangue continue correndo quente nas veias desse povo tão caloroso. Aproveitando a o projeto de Blogagem Coletiva, resolvemos nos juntar com vários outros blogs pra falar de viagens gastronômicas. No final deste post, você vai encontrar a lista completa com os blogs participantes, não deixe de conferir.

14690832_1105667926135806_4818963596671144841_n

O que comer no Nepal

Frango com Curry

O curry é um tempero bem conhecido por toda a Ásia, dando aos diversos países desse continente renomados pratos deliciosos. Mas mesmo sendo um tempero em comum, cada país tem seu segredinho de chef para nos presentear com uma explosão de sabores. No Nepal o frango com curry é uma das boas pedidas para quem está com muita fome, pois a porção de frango é bem caprichada e com muito molho cremoso! E também para quem esta com vontade de saborear uma comida um pouco mais picante e se esquentar nas noites gélidas nepalesas.comida nepal

Momo

Você não vai acreditar, mas o momo é o primo do astro famoso dumpling! E mesmo não tendo toda a fama do primo o sabor nos surpreende igual ou talvez até mais. Os momos já chegam em um estilo todo diferente e são redondos fofinhos ao invés de ter formato de meia lua como seus primos. O recheio pode ser só com vegetais ou de carne de búfalo (muito comum em todo o Nepal) que é bem gostoso! Além do estilo e recheio especiais, ele ainda pode vir acompanhado com um molho suculento e apimentado. O momo é vendido em qualquer restaurante, lanchonete e barraquinha de rua no Nepal, podendo ser escolhido como refeição principal ou um aperitivo. comida nepal

comida nepal
Já deu fome hahaha

Iogurte artesanal de Bakhtapur

Uma coisa foi unânime, todo mundo que a gente encontrou lá no Nepal disse que uma vez que fôssemos à Bakhtapur não poderíamos sair de lá sem experimentar o famoso yogurte, que é produzido lá mesmo. Comilões de carteirinha mas é claro que não perderíamos essa oportunidade, por isso esse item não poderia jamais ficar de fora dessa lista.
Dentre as muitas experiências que tivemos no Nepal essa foi uma das mais sensacionais, não só gastronomicamente falando.  O moço que nos atendeu na vendinha do yogurte foi tão simpático e carinhoso que saímos de lá com a barriga e com o coração cheios de coisa boa. O yogurte é servido numa vasilhinha de cerâmica, muito bonitinha, depois que comemos perguntamos pra ele se tinha algum lugar que pudéssemos lavar aquela vasilhinha pra levar de lembrança, ele fez questão de pegar uma novinha e dar pra cada um. Junto com um sorriso do tamanho do mundo.comida nepal comida nepal

Gostando do texto? Deixa eu te contar uma coisa que pode te ajudar na sua próxima viagem. Temos parceria com o booking, um dos maiores sites de reserva de hotéis do mundo. Clicando aqui, você pode reservar sua próxima hospedagem, dessa forma você nos ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso.

Refeição completa nepalesa

Esse prato na nossa opinião talvez seja o mais tradicional do Nepal. Poderia chamar do PF nepalês haha, é um prato com arroz, dal baht ( já explico), um franguinho ensopado com batata e uns vegetais refogados. Deixa eu explicar o que é esse tal de dal baht, é um caldinho feito de lentilhas, com uns temperinhos, um alimento super nutritivo pra quem está indo encarar as montanhas do Nepal e tão gostoso que só de fechar os olhos eu já lembro do gosto e já dá fome e vontade de voltar pro Nepal.

comida nepal
Em todo canto dá pra encontrar esse prato, eu diria que esse é o arroz e feijão do Nepal, em alguns restaurantes você paga  pode comer até ficar bem cheinho. Por favor não vá ao Nepal e deixe de experimentar esse prato, mas pra não dizer que não avisei, tem uma grande chance de você ficar como estou agora, morrendo de saudades hahaha.

comida nepal

Refeição tibetana

Como o Tibet fica bem do ladinho do Nepal, não é de se estranhar que um país influencie um pouco a culinária do outro. Como eu não consegui ir ao Tibet, tinha a esperança de conhecer um pouquinho de lá no Nepal. Então imaginem minha alegria quando bateu a fome e descobri que podia experimentar um prato tipicamente tibetano. O prato era uns flocos que eu desconfio serem de arroz, com carne de búfalo ensopada com batata. Estava empolgadíssimo pra experimentar, eis que na primeira garfada minha alma arde de tanta pimenta. hahah Sério eu achei que estava acostumado com pimenta por morar na China, mas naquele momento conclui que você sempre pode subir um nível em tolerância de pimenta rsrsrs. Então assim, vale a experiência mas tenha cautela na hora de provar esse prato.

comida nepal


Lista Completa com todos os Blogs Participantes da Ação de Blogagem Coletiva

#viagensgastronomicas.

Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia
Foco no Mundo – 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
Destinos por onde andei – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
Mineiros na Estrada – 11 comidas típicas para provar em Minas Gerais
Caixa de Viagens – Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES
Família Viagem – 10 comidas típicas que você precisa experimentar nas suas viagens
Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
Passeiorama – Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade
O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?
Viajando em Família – Receitas para recordar
Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS
Trilhas e Cantos – Califórnia – um paraíso da Craft Beer
Turistando com a Lu – Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas
Tá indo pra onde? – A Rua do Porto em Piracicaba – SP
Cantinho de Ná – 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar
Viajonários – 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro
A Li na Alemanha e no Mundo – Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
Volto Logo – Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina
Outro Blog – Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ
Vamos Por Aí – Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana
Viagem em Detalhes – Festival Food & Wine no Epcot em Orlando
VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma
Ligado em Viagem – Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça
Apure Guria – Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!
Tirando Férias – Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha
Devaneios de Biela – O que comer na Finlândia – experiência gastronômica no restaurante Savotta

CompartilheShare on FacebookEmail this to someoneShare on TumblrShare on StumbleUponShare on Google+Digg thisTweet about this on TwitterPin on Pinterest

Eu sou a Nay, tenho 25 anos, aquariana, biomédica de formação e viajante de coração. Sou curiosa pela diversidade cultural, amante do mundo e da escrita. Espero poder compartilhar uma boa história contigo e/ou te ajudar na sua próxima viagem! <3

27 Respostas

  1. Gostei da refeição completa. Deve ser uma delícia!

  2. Provaria tudo feliz e contente! Queria essa BC com cheiro, porque tudo tem uma cara maravilhosa e já imagino o cheio dessas comidas 🙂

    • Matheus Crespo da Silva

      hahahaha ia ser uma tortura né Camila. Foi muito legal participar desse projeto.
      Literalment uma delícia haha

  3. Adorei! Nepal é um destino que a gente (maioria das pessoas) conhece bem pouco né?

    • Matheus Crespo da Silva

      Verdade, mas sem dúvidas foi um dos lugares preferidos nas minhas viagens. Vou guardar pra sempre no coração.

  4. Gostei das dicas e fiquei com água na boca, principalmente com aquela refeição completa! Parabéns pelo post!

  5. Quanta coisa diferente, pelas descrições e fotos, acho que eu iria adorar, especialmente o primeiro! 😀 Ótimo post!

    • Matheus Crespo da Silva

      Katarina que bom que gostou do post.
      Acho também que você ia gostar haha, porque era bom demais

  6. Bem diferente e exótica, né?

  7. Que post surpreendente! Adorei saber um pouco mais sobre as comidinhas no Nepal! Ótimo post!

  8. Adoro provar um pouco de tudo quando viajo! O seu post está bem diferente e interessante. Cheguei a comer frango com curry da Tailândia, mas não do Nepal. Um dia ainda vou lá! Abraços, Cristina.

    • Matheus Crespo da Silva

      hahaha acho que você vai amar também Cristina. Nós viramos fãs de frango com curry em tudo quanto foi lugar hahaha

  9. Gente, tô me sentindo a “ignorantona” aqui lendo este post! Não fazia ideia de uma culinária tão encantadora no Nepal! Muito obrigada por compartilhar!

  10. Fiquei curiosa para conhecer o Momo 🙂 Adorei o post!

  11. Uhmmm! Comeria esse “PF” aí facinho! Adorei conhecer um pouco da culinária nepalesa.

  12. Ôpa, o Nepal subiu na minha wish list de destinos de viagens… amo iogurtes e não sabia que ele faz parte da culinária de lá. Quero muito experimentar.

    • Esse iogurte é super especial e tradicional por lá. Foi uma das coisas que mais gostei de ter provado no Nepal.

  13. Achei seu post muito interessante! Não conhecia nada sobre a culinária do Nepal. Acho que provaria todos sem problemas, até mesmo o prato super apimentado rsrs. Ótimas dicas!

  14. A Ásia e sua gastronômica riquissíma né <3 Amei este post!
    Fiquei curiosa com o sabor do Momo, acha que lembra o guioza? E este 'PF napalês' achei sensacional, doida pra provar junto com o prato do Tibet mesmo não sendo tão tolerante a pimenta rsrs sempre vale a experiencia né!
    Beijão

  15. Nossa!!!! Amei esses pratos! Fiquei curiosa para experimentar! Bj

  16. não sou muito adepta do curry, mas vou dizer que amo momo! provei pela primeira vez no primeiro restaurante tibetano do Brasil aqui em Três Coroas no RS e AMEI! Achei mó delicinha!!!

Deixe uma resposta