Conheça as belezas de Aracruz no ES

postado em: Brasil, lugares | 2

O Espírito Santo é um estado que já passou aqui pelo blog em outros pontos, mas neste post quero te mostrar um lado desse estado que eu ainda não conhecia e nem mesmo sabia que existia. Estou falando de Aracruz, um município que está se destacando no turismo do norte do ES.

Durante o terceiro Pocando, o encontro de blogueiros que acontece anualmente para movimentar o turismo por lá, tive a oportunidade de conhecer um pouco de Aracruz. Vou te contar as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

atrações turistas de aracruz espirito santo praia grumate litoral capixaba

O município nasceu nas margens do Rio Piraquêaçu, chamado de Aldeia Nova pelos jesuítas que se estabeleceram por lá. Antes de ser chamado de Aracruz, era conhecido como Sauaçu, palavra de origem tupi-guarani que significa macaco grande, vistos com frequência nas extensas matas da região.

Praia de Grumaté

Nossa primeira parada foi a praia de Grumaté. Desde o primeiro momento a minha reação foi de surpresa. O lugar emitia uma calmaria difícil de encontrar em outras praias e que particularmente me encanta demais. O cenário único daquela parte do litoral se dá pela presença de algumas frações de mangue que dão aquele toque especial.

atrações turistas de aracruz espirito santo praia grumate litoral capixaba

Imagino que se Grumaté fosse uma pintura, depois do pintor fazer a areia fofinha e água bem transparente, ele começou a desenhar elementos únicos, como as árvores baixinhas e meio retorcidas, formações rochosas que lembram os corais e por vezes devem formam pequenas piscinas.

atrações turistas de aracruz espirito santo praia grumate litoral capixaba

Se você procura um ponto do litoral para relaxar e se conectar com a natureza, Grumaté é o lugar certo.

atrações turistas de aracruz espirito santo praia grumate litoral capixaba

Passeio de Barco no Rio Piraquê-Açú

O longo rio não foi importante apenas na criação da cidade, mas continua sendo extremamente importante para o município até hoje. Poder navegar pelo majestoso corpo hídrico me deu outra visão de Aracruz. As águas verdinhas do rio e o manguezal vibrante que o cerca expressam claramente que aquele lugar é cheio de vida, um verdadeiro berçário natural como diriam meus professores de engenharia ambiental.

atrações turistas de aracruz espirito santo passeio de barco rio piraque açu

Ao longo do passeio há uma parada numa plataforma flutuante num ponto estratégico do rio, onde todos os visitantes podem se jogar na água. Se você for do tipo mais aventureiro pode pular do barco e curtir com muito mais adrenalina, como esse ponto do rio é bem fundo não há risco de se acidentar com pedras. Caso não curta tanta emoção, não tem problema, a plataforma tem uma escada, você pode utilizar os coletes salva-vidas do barco e até mesmo segurar numa corda.


Leia Também: Guarapari além das praias


atrações turistas de aracruz espirito santo passeio de barco rio piraquê açu

O passeio foi feito com a escuna Princesinha do mar, que opera entre as 10h até as 16h com saídas a cada 2hrs. O passeio dura cerca de 2hrs contando 1hr de parada para banho. Caso vá fora da alta temporada sugiro contato prévio para checar se houve alguma alteração no horário. Os telefones são (27) 3250-1941 / 9-9985-1964, se preferir pode falar com eles por email luizaturismopdm@hotmail.com.

atrações turistas de aracruz espirito santo passeio de barco rio piraquê açu

Visita à Aldeia Guarani Piraquê-Açú

Uma das experiências mais profundas que se pode ter visitando a região de Aracruz é ter contato com as comunidades indígenas da região. Como eu disse no início do post até mesmo os nomes que o município já teve tem origens indígenas, a partir daí é possível entender um pouco da influência deles na região.

atrações turistas de aracruz espirito santo aldeia indígena guarani piraquê-açu

Escreverei um post contando essa experiência com mais detalhes, mas recomendo que você não pule essa atração de forma alguma. Os índios guaranis recebem os visitantes numa aldeia temática que foi construída às margens do rio para gravação de algumas novelas e de um filme que tinham os próprios membros da aldeia como atores.

atrações turistas de aracruz espirito santo aldeia indígena guarani piraquê-açu

O local foi pensado para ser uma atração turística, de forma que a aldeia original pudesse ficar preservada e a temática não carecesse de originalidade e ainda refletisse os aspectos culturais do grupo. As visitas são diárias e basta fazer contato prévio para que haja alguém pronto para te receber. Os visitantes têm a grande oportunidade de ver uma apresentação de música e danças típicas, conhecer mais do artesanato indígena e até experimentar pratos preparados por eles.

Telefone.: (27) 996062754 ou (27) 999402743.

atrações turistas de aracruz espirito santo aldeia indígena guarani piraquê-açu

Vá de coração aberto, esqueça o que você viu na televisão, esqueça o que a palavra índio carrega de significado para você. Escute o que aquelas pessoas têm a dizer e tenha respeito com a sua história. Tenho certeza que essa experiência pode mudar completamente o seu entendimento sobre nosso país e nossos povos originários.

atrações turistas de aracruz espirito santo aldeia indígena guarani piraquê-açu


Leia Também: Vila das Artes em Jacaréipe: Se encante com a história do Seu Neusso


Barra do Sahy

O maior agito de Aracruz acontece na Praia da Barra do Sahy, com cerca de 3km é o ponto com mais infraestrutura, iluminação na orla, bares e quiosques, além de ser bastante procurado no carnaval.

Onde se Hospedar em Aracruz

Depois de conhecer tantas atrações incríveis, nada melhor do que se hospedar em um lugar igualmente sensacional, não é mesmo?

atrações turistas de aracruz espirito santo hotel praia do coqueiral

Me hospedei no Coqueiral Praia Hotel junto com os outros blogueiros que participaram do Pocando no ES e recomendo bastante o hotel. A hospedagem fica em frente a praia de mesmo nome, você vai dormir literalmente com os pés na areia. Os quartos são muito confortáveis com varandas que dão vista para a piscina, coqueiros e o mar.

atrações turistas de aracruz espirito santo hotel praia do coqueiral

A estrutura do hotel é super bacana para descansar, relaxar na piscina e curtir um belo pôr do sol. O café da manhã é delicioso e bem completo, perfeito para começar o dia. Encontro de Blogueiros de Viagem Pocando no ES

CompartilheShare on FacebookEmail this to someoneShare on TumblrShare on StumbleUponShare on Google+Digg thisTweet about this on TwitterPin on Pinterest

Estudante, 21 anos, ama descobrir novas culturas e novos lugares. Viciado em escutar histórias e recentemente se viciou também em compartilhá-las.

2 Respostas

  1. Publicação muito bacana! Aracruz possui belezas naturais que são ótimas opções para quem procura sossego.

    • Matheus Crespo da Silva

      Verdade Kelly, amei conhecer a região e deixou saudades hehehe. Sem dúvidas um grande achado no ES.

Deixe uma resposta